sacola plastica

AS SACOLAS DE PLÁSTICO ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS

NEWS

Antigas inimigas do meio ambiente, os dias das sacolas de plástico estão finalmente chegando ao fim.

É que, graças aos esforços de pesquisadores e cientistas, novos materiais biodegradáveis estão chegando para substituí-las.

Uma sacola feita de plástico demora mais de 400 anos para se decompor. As novas alternativas orgânicas, feitas de amido de milho, de mandioca, de aveia e farinha de arroz podem se degradar em poucos meses.

Uma novidade, porém, chegou da Indonésia: a sacola de amido de mandioca da empresa AvaniEco, sediada em Bali, se dissolve imediatamente em água quente.

Como não é tóxica, ela pode até mesmo ser bebida após dissolvida.

O biólogo responsável pelo feito é Kevin Kumala, fundador da Avani e sua meta é a redução do uso de petróleo na fabricação de plásticos.

sacola plastica
Kevin Kumala é o criador das sacolas que se dissolvem na água quente.

As sacolinhas possuem a inscrição “Não sou de plástico” em inglês e custam R$1,00 (aproximadamente 405 rúpias indonésias). O pedido mínimo é de 5 mil unidades.

A empresa também fabrica canudos e embalagens para alimentos.

A quantidade de plástico não degradável em nosso planeta é uma das principais preocupações da atualidade.

Várias iniciativas estão surgindo e aos poucos conscientizando as pessoas, como é o caso da expedição da marinheira Emily Penn, que vai monitorar a poluição do plástico nos oceanos.



O plástico tem um tipo de tóxico que, além de poluir o ar e a água dos oceanos, mata os peixes. Foi descoberto que os produtos químicos encontrados na superfície do plástico, quando expostos a água e a luz do sol, tem uma relação direta com a infertilidade da raça humana e animal.

Se não cuidarmos, especialistas afirmam que em 2050 teremos mais plásticos nos oceanos do que peixes.

Cidades como Belo Horizonte, São Paulo e mais recentemente Rio de Janeiro, já estão abolindo o uso das sacolas plásticas.

Na Inglaterra, a rede Mc Donald’s está substituindo os canudos plásticos pelo de papel.

sacolas plasticas
Canudo sendo retirado no nariz de uma tartaruga.

E no Rio de Janeiro, vereadores aprovaram o projeto de lei que obriga bares e restaurantes a usarem canudos de papel.

É importante que a humanidade continue buscando alternativas para o problema do lixo plástico e suas consequências à vida do planeta.