PIANISTA FRANCESA DE 104 ANOS LANÇA CD COM SUAS CANCÕES FAVORITAS

MUSIC

Pianista francesa, tem devoção pelo seu instrumento favorito: o piano, com o qual ela tem “intimidade” há mais de cem anos, e ela conta que o segredo, é ficar solta e continuar em movimento.
Pianista Francesa

Colette, nasceu em 16 de Junho de 1914, de acordo com seu perfil no wikipedia. Ela pontua que tocar piano, é como se fosse uma ginástica, e ela apenas precisa se movimentar para continuar a praticar. “Os corpo dos seres humanos devem ser flexíveis” disse ela.

Pianista francesa: "é como se fosse uma ginástica, e ela apenas precisa se movimenta para continuar a praticar. “Os corpo dos seres humanos devem ser flexíveis” Foto BBc
Pianista francesa: “é como se fosse uma ginástica, e ela apenas precisa se movimenta para continuar a praticar. “Os corpo dos seres humanos devem ser flexíveis” Foto BBc

Colette, uma ianista de musica classica, acabou de gravar seu CD com cancões de seu compositor favorito: Claude Debussy. Um compositor francês, que morreu quando ela ainda era uma menina.

Colette Maze gravou seu CD com cancões de seu compositor favorito: Claude Debussy.

Sobre o compositor ela suspira dizendo o que acha dele: “para mim, Debussy, é natureza… é amor na natureza. São todos aqueles sentimentos delicados”

“Quando eu tinha entre dois e três anos, como meus dedos, eu costumava copiar no piano” Foto” bbc

Colette tinha quase 4 anos quando seu artista preferido, Debussy, morreu em 1918. Ela lembra com carinho do compositor, que deu a ela uma visão delicada para a música tocada em pianos: “Nós morávamos perto, era fácil vê-lo. Ele tinha barba engraçada”

“Quando eu tinha entre dois e três anos, como meus dedos, eu costumava copiar no piano” Foto” bbc

Antes de a Segunda Guerra estourar, Colette, estudou na prestigiada Ecole Normale de Musique, em Paris. Seu talento, porém, já tinha sido reconhecido por si só, quando ela ainda era apenas uma criança.




Em uma entrevista para a BBC, ela ressaltou: “Quando eu tinha entre dois e três anos, como meus dedos, eu costumava copiar no piano, todas as pequenas cancões que as crianças, do andar de cima cantavam ou tocavam no piano. Meus pais ficaram surpresos, como eu poderia reproduzir os mesmos tons”

Colette Maze gravou seu CD com cancões de seu compositor favorito: Claude Debussy.

Perguntada, o que o piano, teria trazido a ela, por toda uma vida, ela responte com bom humor, que foi tudo.

“Tudo, porquê… bem, você sabe como os homens são. Não é exatamente reais. Mas o piano, é sempre fiel. Ele te responde: você pede, e ele te dar”